quarta-feira, setembro 19, 2007

Nortes de Portugal II

O 2º dia foi dedicado a visitar algumas aldeias e vilas históricas de Portugal.

Começámos por visitar Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil. Ficámos surpreendidos pela variedade de monumentos que o posto de turismo indicou para visitar. É pena fecharem quase todos para almoço... por isso apenas vimos o Castelo, a Igreja de S. Tiago e o pelourinho. Ficou por visitar a sinagoga, o ecomuseu, o solar dos Cabrais...

(Castelo de Belmonte)

Perdida no meio de uma pequena aldeia, encontrámos a Torre de Centum Cellas, um atípico "monumento" romano.

(Centum Cellas)

De seguida dirigimo-nos à aldeia de Sortelha que foi, sem dúvida, um dos pontos altos desta viagem. É fantástico ver uma aldeia inteira dentro de muralhas, completamente restaurada e com uma vista soberba do alto das muralhas. Ficámos maravilhados =D

(Aldeia de Sortelha)

Junto a uma das saídas das muralhas da aldeia de Sortelha, encontra-se este engraçado fenónemo geológico - o "Beijo Eterno":

(o "Beijo Eterno")

Depois seguimos para Castelo Mendo, aldeia histórica nascida no alto de um monte, de ruas estreitas, rodeada de muralhas e cujas portas medievais nos fazem "transportar" pelos caminhos da História.

(Castelo de Castelo Mendo)

Por último, visitámos Castelo Rodrigo e Figueira de Castelo Rodrigo, cujas muralhas nos fizeram lembrar Valença (Minho), embora por dentro seja muito menos desenvolvido.

(Castelo Rodrigo)

E mais um dia passou, com muitas imagens de viagens...